Alentejo Interior

O caravanismo, designado por muitos como turismo de ar livre, não é mais do que uma forma de campismo onde o utilizador leva o seu próprio abrigo, mais ou menos completo consoante as suas possibilidades, e a sua forma de estar em contacto com a natureza. A modalidade é apenas uma forma de campismo, que geralmente é identificada em 3 tipos, existem outros, mas todos eles com um ponto em comum, aquele em que “o utilizador leva o seu próprio abrigo”

• Campismo de tenda – o mais natural e mais identificado com campismo;
  • Campismo de caravana – espaço de estrutura rígida do tipo reboque, rebocável por um veículo automóvel;
  • Campismo de autocaravana – onde a caravana (a dita estrutura rígida) tem seu próprio meio de locomoção (motor).
Fase inicial do desafio – Projeto

Conteúdos deste artigo

Mais importante que o tipo de campismo é entender as regras e os conceitos inerentes a esta prática, onde o convívio, a amizade e a solidariedade são caraterísticas qualificativas de cada campista. Não menos importante é o respeito no uso coletivo dos equipamentos, tais como sanitários, banheiros, espaço ocupado respeitando o vizinho do lado, e acima de tudo respeito pela natureza. É igualmente importante entender, aceitar, respeitar e cumprir a legislação de cada país sobre esta prática, é uma regra básica para o bom funcionamento desta modalidade.

Isolamento

A variedade atual dos equipamentos nesta modalidade é grande, e em muitos deles está bem patente a imaginação e criatividade do homem, o que se reflete numa paixão ou num hobby, com alguma bricolage à mistura, e num estilo de vida, sem esquecer que é também uma forma de hospedagem mais económica, embora para esta última não devam ser descurados os valores gastos na aquisição do equipamento.

Pintura – aplicação de primário

Por aqui a prática do campismo resulta da junção de vários fatores, um dos quais descrito na minha apresentação aqui no blog, a aventura, à qual veio juntar-se um desafio aliciante conjugado com a bricolage. Em resumo, um projeto para ser executado aos poucos e ao fim dos dias de trabalho…, um hobby do qual viríamos a usufruir, com valor sentimental acrescido por ter sido projetado e construído por nós próprios.

Pintura final concluída

Face ao ponto da situação em que se encontrava o projeto e após nos apercebermos que era possível a conclusão parcial a tempo das férias, com as condições básicas para utilização, decidimos prescindir do lazer e do descanso de alguns fins de semana e intensificar o trabalho em que estávamos envolvidos. Como resultado fomos agraciados com alguns dias de férias maravilhosos pelo Alentejo interior, que convosco partilhamos de seguida.

Por terras Alentejanas

1º Dia – Saída com destino ao Alentejo Central

Como havia sempre alguma coisa em falta o dia de saída foi sendo adiado sucessivamente, e quando finalmente conseguimos ter o dia certo, o mesmo não aconteceu com a hora. As previsões iniciais apontavam para o inicio da manhã, posteriormente passaram para o inicio da tarde, acabando finalmente por ser a meio da tarde…, eram 16:20 quando seguimos estradafora.

Últimos retoques antes da primeira saída

Tendo em conta estarmos nos meses habituais de férias, pela orla costeira acaba por existir uma concentração maior de veraneantes, o que nesta modalidade se traduz em maior ocupação dos parques de campismo. Dito por outras palavras – mais confusão, e como isso não era o que pretendíamos, acabamos por nos decidir pelo Alentejo Interior.

Primeira paragem mais demorada – Barragem do Castelo de Bode

Saímos com destino ao parque de campismo Camping Alentejo, situado a 3 km de Evoramonte, um parque com excelentes condições que já nos era conhecido. Após alguns quilómetros percorridos decidimos parar e fazer verificação à composição (conjunto carro e caravana). Havia alguma euforia, mas também algum nervoso miudinho à mistura. Acalmamos um pouco depois de verificarmos que estava tudo ok, o que nos permitiu retomar a estrada com alguma tranquilidade.

Tendo em conta a hora de saída, ficou pouca margem para algumas paragens pelo caminho, exceto as necessárias. Decidimos informar o parque sobre a possível hora de chegada e procuramos cumprir os limites de velocidade, paramos apenas para nos abastecermos em de Ponte de Sôr. Após instalados, neste dia não houve margem para mais, Evoramonte é uma localidade sem vida noturna e nós precisávamos de algum descanso, não apenas da azáfama vivida nos dias anteriores, como também da viagem…

________________

Nós ficamos instalados no parque de campismo, mas aqui em Evoramonte existem algumas opções de alojamento bem interessantes.

Inicialmente tínhamos previsto apenas uma noite neste parque, por esse motivo decidimos não montar o toldo, na lista (improvisada) de lugares a visitar encontrava-se a cidade de Elvas. Como à data não conseguimos local onde nos instalarmos nas proximidades de Elvas, decidimos deixar a visita a esta cidade para mais tarde e ficarmos por aqui mais algum tempo, que se revelou suficiente para uma visita ligeira a Estremoz, Vila Viçosa e Borba, e assim anoiteceu por aqui…

2º Dia – Visita a Vila Viçosa, e às cidades de Estremoz e Borba

Estremoz

Estremoz é conhecida como a “cidade branca” do Alentejo, uma caraterística que se reconhece ao longe pela cor do seu casario, bem como pela cor do mármore extraído aqui, que em conjunto com Borba e Vila Viçosa, totalizam 90% do mármore branco extraído em Portugal, a mesma cor de mármore que foi usado na construção da torre de menagem do castelo.

Numa breve passagem por Estremoz foi possível perceber o seu potencial turístico e a grandeza do seu património histórico e religioso, algo que eventualmente iremos explorar com mais tempo noutra passagem que façamos por aqui.

Vila Viçosa

Já abordada neste blog embora de forma um tanto superficial, Vila Viçosa, pátria de gente ilustre, cativa pela abundância e multiplicidade dos elementos, que vão desde igrejas a conventos, de artesanato à gastronomia, da cultura à arte, a que se devem juntar diversos monumentos, que deliciam qualquer visitante que por aqui passe.

Acredita-se que o nome tem origem em Vale Viçoso, por ser uma zona de terras férteis e abundantes. Na atualidade o mármore é presença constante e o principal motor da economia do município, contando já com várias dezenas de anos de história como atesta o Paço Ducal, com a sua imponente fachada principal em mármore da região, revelando-se um dos mais emblemáticos monumentos de Vila Viçosa.

De entre as diversas curiosidades ou pontos de interesse turístico que se podem ver em Vila Viçosa, o meu destaque vai para a sua artéria principal ladeada por laranjeiras. Devo dizer que até ver a primeira vez, desconhecia por completo que esta árvore de fruto pudesse ser usada como árvore decorativa de uma rua, mais ainda se tivermos em conta a quantidade de laranjeiras que esta foto retrata.

______

Veja aqui alojamento em Vila Viçosa, recomendo a Pousada do Convento, um hotel está sediado em exuberantes jardins paisagísticos, próximo da histórica Vila Viçosa. Disponibiliza piscina exterior, um terraço espaçoso e restaurante.

Borba

Em julho de 2009 Borba tornou-se a cidade mais pequena do Alentejo, lugar que era antes ocupado por Santiago do Cacém(*). É uma das cidades menos visitada no Alentejo, apesar da riqueza da sua economia, nomeadamente vinhos, azeite, queijos, enchidos, e a extração do mármore, ou não estivesse Borba situada no coração dos mármores Alentejanos.

Diz as suas gentes que a Borba é fácil chegar mas é difícil partir, pelo bem que se é recebido e pela qualidade dos seus produtos. Uma passagem por Borba implica a quase obrigatoriedade de uma visita à loja da cooperativa vinícola, onde estes vinhos de qualidade são menos inflacionados quando adquiridos na origem.

Uma vez que estamos numa cidade localizada no coração dos mármores Alentejanos, se o tempo estiver ameno aceite o desafio, descalce-se de preconceitos, e uma vez descalço caminhe um pouco pelos passeios de Borba, é calçada à Portuguesa feita em pedra mármore, e é também uma forma de apreciar pelo toque esta nobre pedra. Para ficar a conhecer melhor o processo da extração dos mármores, o ideal é juntar-se a uma excursão e participar numa visita guiada.

____________

Veja aqui um novo produto turístico de Borba, baseado numa tradição impar do concelho. Vamos fazer as 11…

3º Dia – De Evoramonte a Serpa

Com ausência de tempo para planear a volta que decidimos dar fomos improvisando, para este dia tínhamos apenas como objetivo chegar a Serpa a horas de fazer o check-in. De manhã ainda houve tempo para irmos até Azaruja e na volta, subimos a Evoramonte, e uma vez aqui concluímos que teria sido mais proveitoso limitar-nos a esta localidade e ao seu majestoso castelo, este encontrava-se aberto e essa informação nós desconhecíamos. Antes destas férias já aqui tinha estado outras vezes, mas o castelo sempre fechado.

______

Com a hora de check-out ao meio dia, o almoço teve de ser antes, o que limitou um pouco a manhã. De regresso à estrada, passamos por Redondo, Reguengos de Monsaraz, Praia Fluvial da Amieira, Praia Fluvial do Alqueva, Moura, e finalmente Serpa. Ao longo do caminho a paisagem típica Alentejana, com destaque para os Olivais e Amendoais em terrenos situados mais próximo das albufeiras, para poderem usufruir do regadio.

Estávamos a meio da semana e por isso menos movimentação de campistas. Em Serpa fomos encontrar o parque de campismo quase vazio, o que é positivo para quem procura fugir da confusão habitual pelas praias nesta altura do ano. O parque de campismo de Serpa encontra-se em processo de requalificação, embora já esteja nesta situação há alguns anos, no entanto a parte aberta ao público encontra-se totalmente funcional.

Praia fluvial do Alqueva

À chegada a este parque, de registar dois comentários da senhora que nos atendeu na receção: -“Vejam lá, vão com cuidado e não me atropelem ninguém”. Seria complicado tal acontecer, na zona de caravanas e auto-caravanas, à data apenas se encontrava mais um campista, que segundo nos apercebemos, naquele momento não se encontrava no parque. O outro comentário é um elogio a esta pequena caravana, mas já não era o primeiro, direta ou indiretamente já tínhamos recebido alguns ao longo da viagem.

______

Parque de campismo municipal de Serpa

4° Dia – Visitar Moura

A manhã deste dia e uma parte da tarde foram passados a conhecer Moura e as suas ruas enfeitadas, neste caso não apenas pelos vasos de flores que as senhoras penduram no exterior, mas também porque em Moura ia haver festas no fim de semana seguinte, e boa parte das ruas já se encontrava engalanada para os festejos. O resto da tarde foi passado nas piscinas de Pias, localidade que ficava a meio caminho entre Serpa e Moura.

Piscinas de Pias – Município de Serpa

5º Dia – Serpa

Neste dia limitamo-nos a conhecer Serpa, a cidade onde estávamos instalados. É uma cidade raiana do Baixo Alentejo, sede de um dos maiores municípios de Portugal, tendo sido outrora local de acolhimento de vários povos que disputaram o território peninsular, com particular destaque para o povo Árabe, o qual deixou vincada a sua presença em alguma da arquitetura que se vê por aqui. Foi conquistada por D. Afonso Henriques em 1166, voltando para a mão dos Árabes durante a recuperação de território a sul do Tejo, levada a cabo por este povo, e assim permaneceu até 1232.

______

Ao caminharmos pelo interior desta cidade fica a sensação de que estamos no interior de uma aldeia, tal não é a paz e harmonia que se sente por aqui. Esta paz torna-se mais evidente à noite após o jantar, o transito é escasso, por aqui não se ouve a balburdia vivida pelas cidades mais próximas do litoral, e para melhor descrever a construção na zona interior da cidade, em algumas das habitações mais antigas quase chegamos com a mão aos beirados do telhado.

________________

Fizeram parte deste dia algumas horas passadas na piscina municipal, que foram devidamente aproveitadas para relaxar…, afinal estávamos de férias.

Piscina municipal de Serpa

6° Dia – Regresso a casa

O ultimo dia foi quase exclusivo para a viagem de regresso, com passagem por Aldeia da Luz, Praia Fluvial de Monsaraz e visita à vila de Monsaraz, uma das finalistas na escolha das 7 maravilhas de Portugal. Foi conquistada aos Mouros em 1167, veio a conhecer o primeiro foral em 1276 e foi sede de concelho até 1838, transferido definitivamente em 1851 para Reguengos de Monsaraz.

______

Monsaraz é uma vila bonita, com duas artérias principais, localizada no ponto elevado de onde se pode obter vista panorâmica sobre a planície Alentejana, e em particular sobre as águas da albufeira do Alqueva.

Na viagem de regresso, no Rossio ao Sul do Tejo optamos por seguir pela margem sul em direção a Constância, para aí efetuarmos a travessia do Tejo, na antiga ponte ferroviária que hoje permite a travessia rodoviária, situada ao lado da linha da Beira-Baixa. Em Tomar fomos obrigados a um desvio devido ao cortejo da Festa dos Tabuleiros que no momento se encontrava a desfilar, um evento que se realiza a cada quatro anos.

Cante Alentejano

Vídeo com o grupo coral Alentejano, que levou o Cante Alentejano até à UNESCO a fim de ser eleito Património Imaterial da Humanidade.

Se gostou do artigo, deixe um comentário usando o formulário.