Sudoeste Alentejano

V. Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes é uma vila portuguesa e sede de freguesia, que pertence ao município de Odemira, sendo uma das freguesias mais antigas do município e talvez a mais conhecida. Encontra-se situada na margem direita da foz do rio Mira e inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Esta vila, que data de 1486, cresceu e desenvolveu-se muito por conta da navegabilidade do rio, onde chegou a existir um porto marítimo, embora essa mais valia lhe tenha trazido alguns dissabores, nomeadamente ataques da pirataria e dos corsários, chegando a ser destruída por estes últimos em 1590.

(antes de continuar, tenha em conta que este artigo, e outro que se irá seguir, é referente a uma parte das nossas férias.)

________________

Conteúdos deste artigo

________________

Um pouco de história…

Perante a necessidade de segurança, da vila e da navegação, foi construído junto ao rio o Forte de São Clemente, quando reinava D. Filipe II, monumento que ainda hoje existe, embora na atualidade seja propriedade privada.

Foste de S. Clemente

A vila de Milfontes está intimamente ligada a um grande feito da aviação portuguesa, que foi a primeira travessia área entre Portugal e Macau, realizada por Brito Pães e Sarmento Beires. Os pilotos partiram do Campo dos Coitos, junto a Milfontes, e rumaram ao Oriente. Em homenagem aos aviadores e ao seu feito histórico, foi erguido na Praça da Barbacã, ao lado do forte, um monumento que recorda a heroica viagem destes aviadores, um dos quais natural deste município.

V. N. de Milfontes goza de localização privilegiada, o que lhe permite grande afluência de turismo principalmente nos meses de verão. As suas praias caracterizam-se pela vasta extensão dos areais, embora existam algumas que se encontram mais escondidas entre falésias, como são as praias Burdo, Angra da Cerva e Carreiro da Fazenda, para as quais o acesso apenas é possível a pé. Destaque para as praias a norte, de Aivados e Malhão, e junto à vila as praias do Farol, Franquia e Furnas.

Praia das Furnas

Encantos de V. Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes é também conhecida por Princesa do Alentejo (rivalizando no título com Vila Viçosa), é um dos destinos mais agradáveis da Costa Alentejana para férias de praia e sua popularidade vai além-fronteiras. É ponto de paragem obrigatória das rotas organizadas pela Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, sejam elas em BTT, 4×4, Moto4, Equestres, ou atividade Pedestre. Nos seus areais encontra a adrenalina das ondas, mas também a tranquilidade das águas calmas nas praias de rio, onde pode inclusive realizar um passeio de barco, se assim o desejar.

Na restauração dispõe de iguarias diversas baseadas no que o mar oferece, sem esquecer a animação noturna nos bares da vila ou animação de rua em época de veraneio. Caminhar pelas ruas de Milfontes é agradável em qualquer hora do dia, mas é à noite que a baixa ganha mais encanto, com vistas maravilhosas para o rio e margem oposta. Por aqui sente-se paz e harmonia… Milfontes encanta pela simplicidade e pacatez das suas gentes, é uma vila sem extravagâncias e com forte presença Alentejana.

Dicas para visitar Milfontes

Uma das melhores dicas que lhe podemos dar para visitar Vila Nova de Milfontes é vir com tempo disponível, se possível uma semana. Dessa forma pode aproveitar para conhecer também Porto Covo e as suas praias maravilhosas, e Sines, uma cidade portuária com um dos portos marítimos mais movimentado do país.

Quando visitar Milfontes

Sendo esta uma vila localizada na costa Portuguesa, com praias de qualidade tanto de mar como de rio, os meses habituais de férias são sem dúvida os preferidos pela maioria dos veraneantes, mas são também os meses mais secos e de maior confusão, dada a afluência de turistas a esta zona. A nossa recomendação vai para os meses de junho e setembro, quando o turismo por aqui é um pouco mais calmo, e a hotelaria e restauração pratica preços mais em conta.


O que visitar em Vila Nova de Milfontes


Arcanjo – Miradouro do farol

No miradouro do Farol, a estátua do “Arcanjo” foi elaborada em ferro reutilizado (reciclagem), conta com 3,5 m de altura e é uma estátua que transmite uma mensagem ecológica de alerta. O autor descreve-a a como “Um grito e um alerta ao planeta que se desfaz e derrete… A dor ou a raiva e o desejo de salvar o planeta que se degradou pela mão dos humanos,… um apelo ecológico.”

FEI-TUR feira de Turismo de Odemira

Por coincidência, quando chegamos a Vila Nova de Milfontes decorria a Feira de Turismo de Odemira, denominada “FEI-TUR”, um espaço onde o município e outras regiões Alentejanas expõe os seus produtos e programas relacionados com lazer, artesanato, gastronomia, animação e outras atividades relacionadas com a promoção turística da região. O objetivo essencial desta feira é permitir que os visitantes desfrutem da riqueza que carateriza o município de Odemira como destino turístico de eleição. Este evento conta com o estuário do Rio Mira como fundo ilustrativo, em completa integração com o Mar e as suas gentes, e com o que de melhor o interior tem para oferecer

Praia do farol – V. N. Milfontes

É uma das praias que se situa junto à foz do Rio Mira em Vila Nova de Milfontes, com inicio no miradouro do farol e extensão para norte pela costa atlântica. É uma praia com alguma ondulação e um pouco rochosa, mas de fácil acesso. Do alto do Farol a paisagem inspira e convida a momentos de descanso e lazer, oferecendo a melhor vista para a foz, para a margem oposta e para o mar. Este é um local de paragem obrigatória.

Praia de Vila Nova de Milfontes

Esta praia localiza-se no limite da margem norte da foz do Rio Mira. Aqui os visitantes podem escolher entre o banho no rio ou no oceano Atlântico, embora em ambos os lugares a água seja salgada. Dado o seu acesso íngreme, esta é uma praia especialmente resguardada sempre que os ventos sopram de norte, com o benefício das águas calmas da foz do rio, cuja ondulação é travada pelos rochedos da praia do farol.

Praia da Franquia

Esta é uma das melhores praias de Vila Nova de Milfontes e aquela que está mais próxima do meio urbano, junto à Avenida Marginal. É uma praia de rio e situa-se junto à foz do rio Mira, na margem norte. A Praia da Franquia está separada da vizinha Praia de Vila Nova de Milfontes por um esporão rochoso, com passagem entre ambas junto à água. Esta é uma praia fluvial, onde as suas águas calmas são ideais para as crianças e para a prática de desportos náuticos, como o windsurf e a canoagem.

Praia do Carreiro da Fazenda

A praia do Carreiro da Fazenda é uma praia situada na costa oceânica, a norte da praia do farol, em Vila Nova de Milfontes, sendo por isso uma praia banhada pelo Oceano Atlântico. É uma praia com areal extenso cujo acesso se faz a partir da Avenida Marginal. Localiza-se no extremo poente da povoação e possui um vasto sistema dunar, com as zonas norte e sul a apresentarem bastantes formações rochosas junto à linha de água e alguma proteção em dias ventosos. A zona central é a mais indicada para idas a banhos.

Praia de Angra da Cerva

A praia da Angra da Cerva é uma praia selvagem bonita mas muito isolada. O caminho para chegar à praia não é fácil. Localiza-se a cerca de 2 Km do Porto de Pesca de Vila Nova de Mil Fontes no sentido norte, a pé. Apesar de não ser muito longe torna-se cansativo uma vez que tem de caminhar em trilhos de areia, o que torna o caminho mais cansativo. Se for do seu interesse conhecer esta praia recomendo que vá preparado para desfrutar da ida, levando consigo as habituais proteções solares, água e alguma alimentação. Leve também algo onde possa trazer o lixo que fizer – preserve a natureza.

Créditos desta imagem: Guiadacidade.pt

Praia do Burdo

Tal como a Praia da Cerva, esta praia é igualmente de difícil acesso, tendo o veraneante que percorrer um caminho cansativo, arenoso e longo, a pé, até chegar a esta praia. Esta é igualmente uma praia selvagem, que fica entre Vila Nova de Milfontes e a praia do Malhão.

Créditos desta imagem: Guiadacidade.pt

Praia do Malhão

Diz quem já lá foi que esta é uma praia que quase parece irreal diante de nós, de areia fina e branca e rochas acastanhadas pelo meio. Infelizmente é algo que nós não podemos afirmar, devido a problemas mecânicos acabamos por não poder conhece-la.

As dunas são pintalgadas em bonitos tons de verde, floridas e dotadas de confortáveis passadiços que permitem ao veraneante melhor circulação na zona dunar bem como acesso à praia. O mar aqui apresenta tons de azul-turquesa.

Créditos desta imagem: portugalmitkindern.com

Praia de Aivados

Com areal extenso e beleza selvagem, a Praia dos Aivados é uma praia banhada por ondulação forte e por isso pouco frequentada. Esta praia é mais preferencial a surfistas, sendo palco de diversos eventos e competições desta modalidade. Por opção esta praia não foi visitada por nós.

Créditos desta imagem: aclopes50

Praia das Furnas

Situada perto de Vila Nova de Milfontes, na margem esquerda, ou se preferir margem oposta do Rio Mira, a Praia das Furnas apresenta-se como praia fluvial de areal extenso e grande influência marítima. Durante a maré vazia a praia estende-se para lá da foz do Rio, formando-se pequenas lagoas e línguas de areia, e enseadas mais a sul, no areal da zona marítima. Em dias de mar calmo, os amantes dos desportos náuticos têm nesta praia a possibilidade de praticar windsurf, vela e canoagem no leito do rio, onde as águas são bastante tranquilas.

Durante a nossa estadia em Milfontes, esta praia foi a nossa preferência dada a sua calmaria e águas tranquilas. Esta praia foi eleita a “Melhor Praia de Rio” nas 7 Maravilhas Praias de Portugal 2012, tendo como cenário de fundo as praias da Franquia, de Vila Nova de Milfontes, do Farol e ainda uma parte da Vila, um cenário deveras maravilhoso. Na atualidade continuará a ser provavelmente a melhor praia de rio.

Bar Yabalulu – Praia das Furnas, a partir do qual pode ver um maravilhoso por do sol.

____________

Outros locais de Visita

Escadinhas de acesso ao cais de embarque, fazendo ligação com a Praça da Barbacã.

____________

LIBERDADE, memorial erguido para as comemorações dos 50 anos do 25 de abril. Portinho do Canal – Vila Nova de Milfontes

Arte Urbana – Pinturas e Grafitis

____________

Praia de Almograve

A praia de Almograve situa-se a cerca de 500 metros da localidade que lhe deu o nome, é uma praia de areal pouco profundo mas extenso, sendo igualmente um destino predileto de muitas famílias. A maré baixa proporciona autênticas piscinas naturais, para satisfação dos banhistas principalmente dos mais pequenos. Em oposição, a maré cheia costuma apresentar alguma rebentação. Por ser um pouco rochosa requer alguns cuidados. Do alto das suas falésias contempla-se a força do Alentejo Atlântico, e a beleza do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, uma paisagem ampla e cheia.

Porto de Lapa de Pombas

O porto de pesca Lapa de Pombas fica na freguesia de Longueira – Almograve, e para o acessar basta seguir para sul a estrada em terra batida que sai da praia de Almograve, e circular ou caminhar até ao fim desta.

Protegido do vento e da ondulação, o pequeno porto de Lapa de Pombas é um abrigo natural, encravado numa enseada formada por abruptas arribas costeiras. Os pescadores locais, orientam a entrada e saída das suas embarcações pelos rochedos que conhecem bem, aos quais deram nomes como: Lombo de Burro, Proa do Barco, Conselho, Furna, etc…

Praia da Barca Grande – Longueira

A Praia da Barca Grande localiza-se numa enseada pronunciada, orientada a Noroeste e localizada entre escarpas rochosas. A zona de areal é relativamente pequena, no entanto é a praia ideal para quem queira estar em alguma privacidade. O acesso é feito na maré baixa pelo porto de pesca de Lapa das Pombas, imediatamente a Sul, ou descendo com algum cuidado a zona rochosa no lado norte.


Localização e como chegar

Vila Nova de Milfontes fica localizada a sul da cidade portuária de Sines, com Porto Covo pelo meio. Dista duas horas e meia de Lisboa, por autoestrada, o mesmo tempo que é necessário para ir até à cidade de Faro. Dizer qual o melhor caminho a seguir para chegar a Vila Nova de Milfontes, vai depender da sua origem. Acredito que com as novas tecnologias, a seleção das melhores estradas não será difícil. Deixo um mapa de localização para que possa ter melhor ideia da zona.

Onde ficar alojado

Como somos caravanistas, decidimos ficar instalados no parque de campismo “Camping Milfontes”, um parque bem equipado e com boas infraestruturas, que oferecem boas condições de estadia ao campista, onde não falta inclusive um minimercado bem apetrechado, apesar do centro da Vila estar a menos de dez minutos a pé.

Parque de campismo – “Camping Milfontes”

Uma vez que se encontra pertinho, veja também este artigo sobre as praias de Porto Covo.

____________

Se necessitar de alojamento em Milfontes, pela localização recomendamos o seguinte:

  • Hotel HS Milfontes Beach, com excelentes condições e localização privilegiada para vistas maravilhosas sobre a foz do rio e para o mar.
  • Veja no nosso Booking outras opções de alojamento aqui em Vila Nova de Milfontes.

Use os nossos atalhos na preparação da sua viagem, eles oferecem alguns descontos para si e ao mesmo tempo dá uma ajuda na manutenção deste blog.


Se gostou do artigo deixe um comentário usando o formulário.

Bem haja…

Deixe um comentário