
Aventura Sobre Rodas
Um desafio de bricolage e o usufruir de algumas aventuras.
Depois de acamparmos as primeiras vezes com caravana entendemos que seria uma atividade a continuar, mas a caravana de que dispúnhamos era pouco transitável, necessitávamos de algo mais pequeno e por conseguinte, também mais leve. Terá sido pela altura da flor das amendoeiras, quando circulávamos pela N222 com destino a Vila Nova de Foz Côa, que decidimos meter mãos à obra e construir nós próprio algo mais condizente com as nossas necessidades, um desafio que até tinha iniciado antes, mas a pandemia ditou as suas limitações.

Tendo em conta sermos bloggers, decidimos partilhar aqui os momentos de lazer que esta pequena caravana nos proporcionou até à data, mas adiantamos desde já que este artigo não é uma despedida do caravanismo, antes pelo contrário, a nossa atividade vai continuar. A intenção deste artigo é para nós uma forma de celebrar a estadia em 10 parques de campismo diferentes, onde até à data esta caravana acampou nos seus 2 anos de vida.

Quanto teve inicio a construção desta caravana estaríamos a passar a fase mais conturbada da pandemia Covid19, que ditou a paragem de muitas empresas, levou outras a operar a “meio-gás” e originou escassez de materiais no mercado em vários tipos de indústria. Por esse motivo, a construção foi retomada em fevereiro de 2023 e concluída em julho desse mesmo ano, sempre em horário pós-laboral e fins de semana. Saiu para a estrada na primeira semana de julho de 2023 e damos-lhe o nome de Liberty.
____________
Conteúdos deste artigo
- Camping Alentejo – Evoramonte
- Parque municipal de campismo de Serpa
- Parque de campismo Quinta do Rebentão – Chaves
- Parque de campismo de Constância
- Camping Asseiceira – Sto. António das Areias (Marvão)
- Camping Milfontes – Vila Nova de Milfontes
- Parque de campismo de Porto Covo
- Parque de campismo de Aboim da Nóbrega
- Parque de campismo Aquabarroso – Penedones “Montalegre)
- Parque municipal de campismo de Beja
- Alojamento e outros – Links Úteis
____________
Camping Alentejo – Evoramonte
Saímos para a estrada eram 16:20, hora em que consideramos ter tudo pronto para a semana de férias que se seguiria. Na incerteza sobre a hora da chegada, ligamos para o parque de campismo a fim de garantirmos o check-in e pelo caminho paramos uma ou duas vezes para verificar se ia tudo ok, porque como diz o ditado, “cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém”. Acabamos por chegar ao cair da tarde, com tempo suficiente para nos instalarmos e prepararmos o jantar.

O Camping Alentejo situa-se a 4,5 km de Evoramonte, sentido de Estremoz, na periferia de uma herdade com 25 hectares. Nesta herdade existe exploração agrícola, sendo usual ver algum gado ovino a pastar descontraidamente, ou mesmo à sombra de algum sobreiro nos dias de sol mais intenso. Dentro do parque pode-se observar coelhos bravos em busca de alimento, que habituados à presença dos campistas, saem da toca naturalmente.


Este parque de campismo dispõe de boas infraestruturas e é em nossa opinião o local ideal para se instalar quando decidir visitar Estremoz, Borba e Vila Viçosa, com os seus mármores, vinhos, palácios e monumentos, e claro, a cidade branca do Alentejo. Há outras localidades de interesse visitar por ali perto, como Redondo, vila de produção vinícola e das ruas floridas…, e olaria artesanal.

- Veja aqui alguns dias pelo Alentejo, foram parte das nossas férias quando estreamos a caravana.
____________
Parque Municipal de Campismo de Serpa
Durante a nossa estadia neste parque aproveitamos para conhecer um pouco da cidade de Serpa, Moura, e outras localidades na ida e no regresso, tais como Monsaraz, Reguengos de Monsaraz, praia fluvial de Monsaraz e praia fluvial da Amieira…, e a Barragem do Alqueva.


Serpa pareceu-nos uma cidade bastante pacífica, onde se sente uma paz imensa ao caminhar pelas ruas, quer seja de dia ou mesmo à noite. Na zona mais antiga a cidade ainda conserva muito da arquitetura de influência árabe, do tempo em que a península ibérica esteve sob domínio islâmico.

____________
Parque de campismo Quinta do Rebentão – Chaves
Em outubro de 2023 deslocamo-nos até ao limite norte de Portugal a fim de conhecermos a cidade Flaviense e assistir ao evento da Sexta-Feira 13 em Montalegre, sendo este último o motivo principal da nossa viagem. Com o clima a apresentar-se instável, começou a chover ao cair da tarde e não mais parou até regressarmos ao parque de campismo, por esse motivo não podemos vivenciar a magia da sexta-feira 13 em toda a sua plenitude.

Face às condições climatéricas, decidimos regressamos ao parque por volta das 22 horas e voltarmos a Montalegre quando houvesse outra sexta-feira 13, de preferência com melhor clima. Sobre a cidade Flaviense, o S. Pedro brindou-nos com as condições adequadas para a calcorrear, óbvio que não desperdiçamos a oportunidade.

- Veja aqui como foi a nossa visita a Chaves, cidade das termas romanas e de Tito Flávio.
____________
Parque de Campismo de Constância
Até ao fim de 2023 não voltamos a sair com a caravana. Após o regresso de Chaves foi necessário intervir no equipamento para executar em definitivo algumas coisas que tinham ficado provisórias, porque para conseguirmos ir de férias não deu para terminar tudo. Decidimos começar o ano de 2024 com a primeira saída logo em janeiro para Constância, a vila que outrora se chamou de “Punhete”.


Instalamo-nos no parque de campismo de Constância, que se situa literalmente à beira do Rio Zêzere e passamos o fim de semana a explorar e conhecer a vila onde outrora morou Luís Vaz de Camões, poeta português com vários espaços públicos na vila a homenagear a sua pessoa.

- Veja aqui um artigo sobre o que ver e visitar em Constância.
____________
Parque de campismo Asseiceira
Em Abril de 2024, data em que se comemoravam os cinquenta anos de 25 de abril, aproveitamos o feriado e a ponte que se seguiu, e deslocamo-nos até ao Camping Asseiceira, um parque de campismo de propriedade austríaca, inserido num olival situado no parque natural da serra de S. Mamede, que oferece uma receção calorosa a todos quantos o visitam.


Para este fim de semana levávamos no “cardápio” conhecer Marvão, Castelo de Vide, Portalegre, e no regresso iríamos conhecer Nisa. Apenas a visita a esta última localidade ficou incompleta. A visita a todas estas localidades é rica em conteúdo e história, e por isso a recomendamos.


Veja aqui um pouco sobre a vila de Marvão, sobre Castelo de Vide, a Sintra do Alentejo, e sobre Portalegre, a cidade das tapeçarias.
____________
Camping Milfontes – Vila Nova de Milfontes
Chegou o mês de junho e com ele as férias que neste ano decidimos antecipar. Era na costa alentejana que tínhamos planeado estrear a caravana, mas por motivos burocráticos tivemos de ir de férias mais tarde, motivo pelo qual nos decidimos pelo Alentejo interior. Por norma, nos meses de Julho e Agosto a costa alentejana enche de veraneantes e os parques de campismo ficam lotados, o que aconteceu nesse ano. A primeira metade das férias ficamos instalados no Camping Milfontes.


- Veja aqui no nosso blog um artigo sobre as praias de Vila Nova de Milfontes.
____________
Parque de campismo de Porto Covo
Para a segunda metade das férias deste ano decidimos explorar as maravilhosas praias de Porto Covo, algumas ainda continham algas, mas as correntes marítimas estavam a fazer o trabalho de limpeza. Apesar disso e tendo em conta a zona ainda não se encontrar sazonalmente povoada, passamos aqui dias maravilhosas. É em Porto Covo que se situa uma das praias mais bonitas que conhecemos, quem já andou por lá sabe qual é…

Porto Covo conta com três parques de campismo, nós decidimo-nos pelo de Porto Covo, que em nossa opinião é o que tem a melhor relação preço-qualidade, e por isso recomendamos, fica pertinho de tudo.

- Se desconhece, veja este artigo aqui no nosso blog sobre as praias de Porto Covo.
____________
Parque de campismo Aboim da Nóbrega
Até ao fim do ano de 2024 houve mais saídas, mas para o alojamento local. O ano de 2025 começou chuvoso e por isso continuamos do mesmo jeito que tínhamos acabado 2024. Em junho surge outra sexta-feira 13 a qual decidimos aproveitar para vivenciar o evento de Montalegre, mas desta vez o clima estava favorável e por isso ficamos até ao fim.


Para esta semana reservamos a primeira parte para conhecer o Gerês, mas apenas tivemos tempo para conhecer metade, o Gerês é grande… Para esta parte que andamos a conhecer ficamos instalados no parque de campismo Aboim da Nóbrega, sabemos que existem outros mais perto do Gerês, na mata da Albergaria, por ex., mas achamos a diária com valor exagerado.

Mais tarde esperamos apresentar aqui no nosso blog um artigo sobre o Gerês…
____________
Parque de campismo Aquabarroso – Penedones
Chegamos ao Parque de campismo Aquabarroso, que fica em Penedones, a 10 km de Montalegre, na quarta-feira ao fim da manha vindos de Aboim da Nóbrega. Decidimos antecipar a chegada por sabermos que na sexta-feira o corropio de gente iria ser numeroso, na periferia de Montalegre, além deste o parque de campismo que fica mais próximo localiza-se em Boticas, uma distância grande.

Face à sua localização e infraestruturas, este parque de campismo ficou por nós referenciado e será a nossa primeira opção um dia que voltemos a esta zona. Situa-se literalmente ao lado da albufeira do Alto Rabagão, e esta zona do norte parece-nos ter muito para descobrir. Pelo que deu para perceber, é uma zona com gastronomia de excelência e não só…

A nossa ida a Montalegre foi exclusivamente para o evento. Do pouco que ainda calcorreamos, recomendamos o percurso em toda a volta da barragem do Alto Rabagão. Na margem oposta pode visitar Vilarinho de Negrões, rodeada pela água da albufeira, mas acima disso a vista que obtém de qualquer parte do percurso, é maravilhosa.


- Veja aqui um artigo sobre a Sexta-Feira 13 em Montalegre
____________
Parque municipal de campismo de Beja
Este foi o último parque de campismo que frequentamos até à data deste artigo, o décimo. Situa-se na cidade de Beja, Baixo-Alentejo, a meia dúzia de minutos a pé das piscinas municipais. É um parque municipal e tal vez por isso se apresente um pouco “pobrezinho”, em nossa opinião devia ser alvo de obras de melhoria. As infraestruturas encontram-se um pouco degradadas, mas apesar disso, tivemos ao nosso dispor todas as condições que necessitamos.

Enquanto por aqui estivemos aproveitamos para conhecer a cidade de Beja, não deu para conhecer muito devido a alguns espaços de visitação de encontrarem em obras, mas também por nos parecer que Beja precisa aprimorar-se mais em termos de turismo. Nos dias que por aqui andamos a temperatura manteve-se sempre com valores elevados, o que também se revelou dissuasor para caminhar.

- Veja aqui um resumo do que foi a nossa semana de férias pelo Alentejo em 2025.
Com este parque completa-se a estadia em dez parques diferentes nos quais acampamos com esta caravana, à qual damos o nome de Liberty. As saídas para o campismo vão continuar, alternadas com a estadia em alojamento local tal como tem sido até aqui.
____________
Alojamento e outros – Links Úteis
Se não é adepto de campismo ou caravanismo, faça uso dos nossos links na seleção e reserva do seu alojamento.
- Se costuma usar o Booking, siga o nosso link de afiliado que se encontra mais aí abaixo, mas se não encontra o que procura, veja outras opções no Expedia.
- Se vai necessitar de automóvel, faça aluguer da sua viatura aqui. Também é bom estar prevenido para algum imprevisto, faça seguro de viagem antes de ir, veja aqui as melhores opções.
Esta página contém links afiliados. Se efetuar as suas reservas através desses links, nós recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar na manutenção deste blog sem custos adicionais para si.
Se gostou deste artigo partilhe-o com os seus amigos. Caso tenha algo a comentar, sinta-se à vontade para o fazer usando o formulário.
