Visitar Burgau, a “Santorini” portuguesa

Burgau é uma aldeia pitoresca à beira-mar plantada, urbanização de uma encantadora praia da costa algarvia localizada no município de Vila do Bispo, junto ao limite sul da Costa Vicentina. A sua aparência e aspeto tem-lhe permitido comparação à Santorini da Grécia, razão pela qual é usualmente apelidada de “Santorini portuguesa”. É uma aldeia cujas origens assentam na atividade piscatória, ainda bem presente na atualidade, embora nos dias de hoje se encontre mais voltada para o turismo.

O charme, a pacatez e a calmaria que se sente em Burgau, tem merecido a lealdade de quem a visitou pela primeira vez e nela encontrou um pedaço de paraíso. Abrigada entre falésias dos ventos predominantes do barlavento algarvio, dispõe de vista privilegiada sobre o mar, não apenas do casario mas também de ambos os miradouros que a ladeiam. Por aqui reina a paz, o que contrasta com a confusão habitual da restante costa algarvia nos meses de veraneio.

O clima ameno, a arquitetura típica e a gastronomia, são motivos mais do que suficientes para uma visita a esta localidade. Burgau pode não figurar nos roteiros turísticos mais badalados onde são mencionadas as praias mais famosas do Algarve, mas acaba por ser a mais desejada por todos os que a conhecem, sendo o local ideal para “recarregar baterias” e onde todos se sentem em paz neste bocadinho de paraíso.

As ruas, ruelas, carreiros e escadinhas que vão serpenteando entre o branco do casario colorido aqui e ali maioritariamente por tons de azul, os recantos floridos e as vistas altaneiras sobre o mar, fazem desta uma localidade especial que apaixona quem a visita. Burgau ainda exibe alguma atividade piscatória, embora mais diminuta do que terá sido à alguns anos atrás.

Recordo ter tido conhecimento de Burgau através de uma revista, uma imagem que ilustrava o artigo chamou a minha atenção. Dois ou três anos depois visitei pela primeira vez mas dispunha de pouco tempo, e à data ainda não tinha o blog. Posteriormente, a pandemia impôs as suas condicionantes… Este é um daqueles lugares que nos apaixona e ao qual um dia temos de voltar, mas da próxima vez será para usufruirmos deste azul de mar e deste areal maravilhoso.

Todos quantos visitaram Burgau fazem questão de elogiar a beleza desta localidade. Não conheço a Santorini da Grécia ao ponto de poder subscrever a comparação que lhe fazem, mas posso afirmar que Burgau é um lugar ideal para usufruir de umas férias de sonho, de momentos marcantes e vivências inesquecíveis.

____________

Localização e como chegar

Burgau fica a aproximadamente 12 quilómetros de Lagos e 24 de Sagres, localizada entre a Praia da Salema e a Praia da Luz. O meio mais prático para chegar a Burgau é de carro, mas também pode usar os transportes públicos. Dispõe de transporte ferroviário e rede de expressos até Lagos, depois pode apanhar um táxi, é um saltinho.


Ver mapa maior

Aqui não é fácil encontrar estacionamento perto da praia, mas como a aldeia é pequena, onde quer que estacione nunca irá ficar muito longe, exceto se tiver dificuldades de mobilidade.

____________

Alojamento em Burgau

Quando visitamos Burgau decidimos ficar alojados em Lagos, por ser uma localidade mais abrangente e onde tínhamos tudo o que necessitávamos. Ficamos instalados no New Village Guest House um espaço que dispõe inclusive de kitchenette onde pode confecionar algumas refeições rápidas.


Esta página contém links afiliados. Se efetuar as suas reservas através desses links, nós recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar na manutenção deste blog sem custos adicionais para si.


Se gostou deste artigo partilhe-o com os seus amigos. Caso tenha algo a comentar, sinta-se à vontade de o fazer usando o formulário.

Deixe um comentário