Encantadoras Praias de Porto Covo, Alentejo

Os quatro dias que passamos em Porto Covo foram a segunda etapa de uma semana de férias programada para a costa do parque natural do Sudoeste Alentejano, cuja primeira parte decorreu em Vila Nova de Milfontes. Pela qualidade das suas praias de águas cristalinas e pela passividade que se vive no lugar, tanto de dia como à noite, entendemos esta ser a localidade ideal para abrandar o ritmo e repor energias. Por aqui a concentração de turistas ocorre numa zona mais restrita, embora nunca chegue a ser em número que torne a estadia desagradável. Como estávamos em Junho, respirava-se uma paz tranquilizadora que quase não tem semelhante. Viemos de férias, como tal, limitamo-nos a uns banhos de sol intercalados com alguns mergulhos nestas maravilhosas praias.

________________

Conteúdos deste artigo

________________

Um pouco de história…

A história da povoação de Porto Covo tem na sua origem o entreposto de carvão destinado ao mercado de Lisboa, uma vez que o embarque desta matéria-prima era feito na pequena baía de Porto Covo, em veleiros de pequena dimensão. Esse porto, que outrora aqui existiu, constituía uma alternativa secundária ao Porto de Sines, tendo desempenhado o papel de “porto comercial” entre os séculos XVII e início do século XX.

Principal acesso rodoviário a Porto Covo

A origem do povoado partiu de um burguês da praça de Lisboa, de seu nome Jacinto Fernandes Bandeira, membro de uma classe mercantil da capital que aqui intencionou criar uma vila portuária, assente num projeto urbanístico iluminista de modesta e simplificada concretização. Assim, a herdade do Porto Covo, que incluía a “baía”, foi adquirida em 1792 pelo célebre burguês. A aquisição da herdade constituiu a base territorial essencial ao projeto e dela resultou o nome da Vila. De realçar que até 1780 o lugar tinha apenas 4 casas.

Cais/Porto marítimo de Porto Covo

Resultante desse projeto económico e urbanístico, chega aos nossos dias a sua singular praça à qual, remetendo para a matriz pombalina, foi atribuído o nome de Largo Marquês de Pombal. É um espaço emblemático, de arquitetura típica Alentejana em quase toda a periferia, com cariz comercial e recreativo, que juntamente com os valores naturais da terra constitui uma das maiores atrações da vila, sendo local de passagem obrigatória a caminho das praias dada a sua localização.

Dicas de visita – quando visitar

As dicas de visita para Porto Covo são semelhantes às dicas de visita para Vila Nova de Milfontes. As principais diferenças entre ambas são as praias e a dimensão do povoado, com Porto Covo a ser consideravelmente mais pequeno. Porto Covo fica entre Vila Nova de Milfontes e a cidade portuária de Sines. A melhor dica que lhe podemos dar é para vir com tempo disponível, dessa forma aproveita a ocasião para conhecer também Sines e Vila Nova de Milfontes.

Miradouro de Porto Covo. Ao fundo a Ilha do Pessegueiro

Encantos de Porto Covo

A popularidade das praias de Porto Covo fazem desta zona do litoral Alentejano um dos destinos mais apetecidos em Portugal para férias de verão, apesar de algumas se encontrarem “escondidas” entre falésias rochosas. Porto Covo foi inspiração para uma composição musical de Rui Veloso, um tema que se tornou clássico e fala dos encantos desta vila Alentejana, e de um tal Vizir que dizem por amor se matou novo… O por do sol aqui é fantástico e, no mar, as embarcações comerciais à espera de vez para entrar no porto de Sines são uma constante na paisagem. Também elas fazem parte dos encantos de visita a esta localidade, principalmente quando iluminadas à noite. Esta é uma zona calma e tranquila, onde tudo contribui para momentos de descanso e lazer, esteja sozinho, acompanhado, ou em família.

Rua Vasco da Gama

Praias de Porto covo


De todas as praias de Porto Covo, para nós houve duas, de caraterísticas bem diferentes, que reuniram a nossa preferência. Começamos a lista com uma delas, a que fica mais perto do povoado e à qual deram o nome de Praia dos Buizinhos, a outra deixamos para o fim. À data em que foram captadas estas imagens, as correntes marítimas estavam a causar uma “renovação” das algas marinhas em algumas destas praias.

Praia dos Buizinhos

A Praia dos Buizinhos é uma das praias mais populares de Porto Covo e um “tesouro escondido” entre falésias, que tem vindo a ser a preferência de muitos turistas. É uma praia pequena e de areal pouco extenso, protegida do vento por uma arriba rochosa em forma de concha, que a torna ainda mais intimista e encantadora. Do alto da arriba é possível observar o areal da praia e as suas águas cristalinas, e a ilha do Pessegueiro lá mais adiante. Como ponto negativo, na maré alta o areal quase desaparece.

O nome desta praia deve-se à abundante presença de pequenos búzios nas suas areias, sendo habitual encontrar veraneantes em busca deles, como foi o nosso caso.

Praia do Espingardeiro

Por ser uma praia entre arribas próximas uma da outra, propicia abrigo natural em dias cujo vento de manifeste de forma mais acentuada. Possui um areal de dimensões reduzidas que fica totalmente imerso na maré cheia, formando um pequeno lago na maré vazia nos dias em que a visitamos, lago esse que as crianças aproveitavam para por em prática as suas brincadeiras aquáticas. Esta praia fica localizada a sul da praia grande, com a zona de estacionamento a dividir ambas. O acesso à praia é feito por uma escada na arriba oposta ao mar, junto da qual existe uma pequena cascata.

Praia do Banho

A praia do banho, encontra-se rodeada de falésias tal como a quase totalidade das restantes praias de Porto Covo. O nome desta praia tem a sua origem no tradicional banho de 29 de agosto, que aqui se realiza todos os anos, cujas crenças afirmam ter um propósito regenerador e que, segundo o ditado popular, é um banho que vale por 9.

A tradição do banho de 29 de agosto tinha como principal caraterística o traje que os banhistas usavam para este este banho, ceroulas no caso dos homens, e camisa de dormir nas mulheres, um traje que nos dias de hoje certamente já não se usa. O banho de 29 de agosto encontrava-se presente na memória de várias comunidades da costa e localidades do interior mais próximas.

Praia do Serro da Águia

A Praia do Serro da Águia é uma praia com areal de dimensões reduzidas. A falésia contempla arribas altas que proporcionam proteção em dias mais ventosos, com o castanho das rochas matizado pelo verde dos arbustos. Com a ondulação travada pelas rochas, as águas do mar chegam calmas a esta pequena enseada. Tal como as restantes, o acesso é conseguido por uma escadaria situada na encosta Sul.

Praia de Porto Covinho

A praia do Porto Covinho é outra das praias com proteção excecional em dias ventosos. A partir dos carreiros pedonais no alto da falésia, vislumbra-se um sedutor areal e uma abertura para o mar que permite a ida a banhos. Uma escada esculpida na falésia permite o acesso à praia. Esta é uma praia brigada do vento, com alguma privacidade e formosura, um recanto que convida à calma, ao descanso e a momentos relaxantes.

Praia do Salto – praia naturista

A praia do Salto é uma praia pequena mas bastante isolada, razão pela qual terá sido a escolhida pelos amantes do naturismo. Durante a maré baixa a área de areia prolonga-se de forma considerável, levando a uma maior afluência de banhistas. Pelas suas características, entendemos não fotografar e em opção usar uma imagem extraída do Maps. Aqui nesta praia, pode despir-se de preconceitos e estender a toalha com toda a liberdade.

Praia da Cerca Nova

A Praia da Cerca Nova encontra-se localizada entre a praia grande e a praia do salto, mesmo na entrada Norte de Porto Covo. Com o perfil de uma encantadora baía, é uma praia muito frequentada por pessoas locais embora não seja vigiada, mas conta com limpeza do areal e recolha de lixo. Esta é uma das praias de Porto Covo que revela alguma afluência principalmente no mês de Agosto, embora nunca seja tão movimentada como a sua vizinha.

Formada por duas zonas distintas separadas por uma arriba central que divide ambas durante a maré alta, esta é uma praia de areal amplo e de extensão razoável, bonita, rodeada por falésias que lhe conferem alguma proteção em dias de vento e que, à semelhança de outras praias aqui de Porto Covo, permite ida a banhos durante quase todo o ano.

Praia Grande de Porto Covo

De águas límpidas e areias brancas, a praia grande de Porto Covo será provavelmente aquela que é mais frequentada e de areal mais amplo, sendo também a única que dispõe de um bar como apoio balnear. Em oposição, por ser uma das praias maiores desta localidade, de onde eventualmente resulta o nome, esta praia será aquela cuja proteção em dias ventosos é mais débil. Fica a pouco mais de 5 minutos do centro e é a principal praia da localidade. Possui parque de estacionamento próprio, é uma praia vigiada e quando o mar apresenta ondas promissoras é uma praia apetecível a surfistas.

Praia do Sissal

A praia do Sissal é uma praia do tipo selvagem localizada a norte da praia da ilha do Pessegueiro. O acesso a esta praia só é possível a pé e pode ser feito a partir da praia da Ilha do Pessegueiro, seguindo por trilhos que fazem parte da Rota Vicentina. Esta foi uma praia não visitada por nós e por isso não nos é possível descrever muito mais.

Créditos desta imagem: guiadacidade.pt

Praia da Ilha do Pessegueiro

A Praia da Ilha do Pessegueiro encontra-se situada mesmo em frente à ilha que lhe dá o nome, onde se encontram vestígios de uma ocupação antiga como por exemplo a fábrica de salga de peixe da época romana. Durante o verão é possível visita à ilha, algumas das embarcações ancoradas no pequeno porto de Porto Covo executam esse programa turístico. Esta é uma praia um tanto selvagem mas tranquila, de águas translucidas, sendo ideal para quem queira afastar-se das zonas habitualmente mais frequentadas.

Ilha do Pessegueiro

Forte da Ilha do Pessegueiro

Forte da Ilha de Fora

Acredita-se que este forte tenha sido construído durante a Época Filipina, para defender a costa de piratas e corsários, utilização semelhante à do Forte de S. Clemente em Vila Nova de Milfontes. Localiza-se na falésia em frente à Ilha do Pessegueiro e é conhecida a existência de guarnição até pelo menos 1844. Era usado em conjunto com o fortim erigido dentro da ilha (Forte da Ilha de Dentro), arruinado pelo terramoto de 1755. É Monumento de Interesse Público desde 1957 e possível de visitar, sendo para isso necessária marcação prévia na junta de freguesia.

Praia da Samoqueira

A Praia da Samoqueira é um cartão de visita de Porto Covo e um dos postais mais bonitos desta localidade. A sua configuração serpenteia por entre os recortes na falésia, oferecendo águas esmeralda num ambiente paradisíaco. Tendo por base as diversas fotografias partilhadas pelas redes sociais, esta será uma das praias mais bonitas de Portugal e garantidamente uma das nossas preferidas. Encontra-se a 2 km do centro de Porto Covo e a 14 km de cidade sede de concelho – Sines.

Devido às diversas rochas existentes numa linha mais avançada, as ondas chegam já quase sem força, o que faz com que esta praia seja de águas calmas. Durante a maré baixa as baías transformam-se em autênticas piscinas naturais de água cristalina, e as rochas decorativas criam um ambiente natural perfeito. Embora pouco largo o areal é extenso e nele existe lugar para todos, principalmente para quem procura sossego. Mesmo durante a época alta é possível encontrar nesta praia cantinhos charmosos e tranquilos. Esta é sem dúvida uma das maravilhas desta localidade.

No cimo da arriba existe estacionamento, e esta é uma praia vigiada. O acesso ao areal é feito por duas escadas, uma junto à zona de estacionamento e outra no extremo sul, na zona mais bonita da praia, e a arriba do extremo norte é o local preferido para o “sunset” de muitos auto-caravanistas. Esta praia é considerada por muitos que a visitaram como uma das mais belas praias do mundo. É difícil encontrar palavras que a descrevam e fotografias que a ilustrem. Perante a magnitude do que vislumbramos, apenas um dia passado aqui nos permite sentir tamanha beleza.

________________


Localização e como chegar

Porto Covo fica localizado a sul da cidade portuária de Sines cerca de 16 km. Dizer qual o caminho a seguir vai depender da sua origem, acredito que com as novas tecnologias a seleção das melhores estradas não será difícil. Deixo um mapa de localização para poder ter melhor ideia da zona.

Onde ficar alojado

Como somos campistas, decidimo-nos pelo campismo e ficamos instalados no Parque de Campismo de Porto Covo. Sobre os parques de campismo, a nossa recomendação vai para os mesmos que nós usamos, que foram a nossa primeira opção, não só pelo preço, mas também pelas condições que oferecem ao campista e pela localização. Neste parque pode optar por deixar o carro no exterior e dessa forma reduzir a diária.

Parque de campismo de Porto Covo

Uma vez que se encontra pertinho, veja também este artigo sobre as praias de Vila Nova de Milfontes.

____________

Caso necessite de alojamento em Porto Covo, pela localização recomendamos os seguintes:

  • Mute Hostel Porto Covo, com preços um bocadinho acima da média, mas muito bem localizado e com vistas excelentes.

Use os nossos atalhos na preparação da sua viagem, eles oferecem alguns descontos para si e ao mesmo tempo dá uma ajuda na manutenção deste blog.


Se gostou do artigo deixe um comentário usando o formulário.

Bem haja…

Deixe um comentário