Paixão Fotográfica

Fotografar, é imortalizar um momento único, ao qual não é possível voltar de novo senão através daquele registo.

____________

Para muitos, fotografar é uma profissão, mas para outros, fotografar pode ser um hobby, uma paixão…, ou um desafio que vai melhorando a cada click.

Mais do que registar momentos, as fotografias transmitem mensagens e recordações, contam histórias, avivam-nos a memória,… e transportam-nos no tempo, para o tempo em que se deu aquele registo fotográfico. A fotografia tem a capacidade de captar de forma instantânea algo que pode ficar para a eternidade. Que o diga Steve McCurry após ver a fotografia de Sharbat Gula na capa da famosa revista National Geografic, a menina Afegã que ele mesmo fotografou num campo de refugiados em 1984 e que, através dessa fotografia, acabou por ficar conhecida mundialmente, e a capa da revista ainda hoje recordada.

Idanha-a-Velha – Castelo Branco

Tirar fotos é mais que um desafio, é uma arte da qual fazem parte uma série de olhares diferentes. O fotógrafo quando tira uma foto usa os olhos, a alma, o coração e a emoção. Cada um tem a sua maneira especial de fotografar, expondo na fotografia as suas habilidades e até os seus sentimentos. Não é somente dominando a técnica que fazemos boas imagens, eu acredito que um bom fotografo é aquele que tem a capacidade de ver algo mais além do cenário, ou da imagem que tem à frente. Fotografar é acima de tudo a arte de captar imagens com luz, independente da hora do dia; é eternizar momentos, sorrisos e lágrimas, é maneira de expressar o que se vê ou sente…

____________

Conteúdos de artigo
  1. Parque municipal de campismo da Praia de Mira
  2. Turismo Rural, decoração de escadas
  3. Descarga na Barragem de Bouçã
  4. Praia fluvial Poço da Broca
  5. Praia da Barca Grande
  6. Praia fluvial de Albergaria da Serra
  7. Interior das muralhas em Castelo de Vide
  8. Cruzeiro no Douro
  9. Praia das Paredes da Vitória
  10. Açude da Lameira em Ribeira de Oleiros
  11. Mata Nacional do Choupal
  12. Praia da Tocha
  13. Barragem do Vilar
  14. Miradouro das Portas de Rodão
  15. Castelo do Adriano
  16. Beirado Alentejano
  17. Ruas de Moura – Alentejo
  18. Malpica do Tejo
  19. Burgau (a Santorini Portuguesa)
  20. Passadiços do Orvalho – Oleiros

____________

A minha seleção

As fotografias que partilho neste artigo nem todas se descrevem por palavras. Elas resultam da seleção dos lugares que decidi visitar, segundo os meus gostos pessoais; do cenário conseguido e, algumas vezes, também brindado pela sorte no momento de carregar no botão.

____________

1 – Bungalows do Parque Municipal de campismo da Praia de Mira

Este parque de campismo fica situado na Praia de Mira, a meia centena de metros da orla costeira. Além da área habitual para campismo, este parque conta com uma linha de Bungalows de construção palafitica sobre a lagoa existente no seu interior. Pela zona onde estão implementados e pela proximidade com o mar, estes Bungalows são um atrativo para os amantes do turismo de ar livre que se deslocam a esta localidade.

____________

2 – Turismo rural, decoração das escadas

Numa altura em que cada vez mais se fala em “Reciclar, Reutilizar e Reduzir”, na opinião do autor deste blog este é um bom exemplo. Revestimento em rolhas de cortiça do espelho dos degraus das escadas, numa residência de turismo rural onde fiquei instalado: Casa Velha – Cartaxo

____________

3 – Descarga na Barragem de Bouçã

Esta barragem fica situada entre as barragens de Castelo de Bode e do Cabril, a uma dúzia de quilómetros de Figueiró dos Vinhos seguindo pela EN237. Foi Projetada sem comportas de descarga, como tal, nas enchentes dos Invernos mais chuvosos descarrega por cima, fazendo uma cortina de água na sua largura total, tal como se vê na imagem.

____________

4 – Praia fluvial Poço da Broca

Situada no extremo sudoeste da Serra da Estrela, esta praia fluvial é banhada pelas águas da ribeira de Alvôco, afluente do rio Alva. Fica próxima da Barriosa – Vide, no sopé da Serra da Estrela. É uma praia de águas frias mas cristalinas, com muita biodiversidade nas proximidades.

____________

5 – Praia da Barca Grande

Considerada uma praia deserta por ser de difícil acesso, é de águas cristalinas, totalmente protegida do vento e algumas vezes frequentada por amantes do naturismo. Para frequentar esta praia, em primeiro lugar deve consultar a tabela das marés. Pode ser acessada pelo Porto de lapa de Pombas a sul, ou por um caminho pedestre a norte, que requer alguma agilidade para o percorrer, é literalmente um “caminho de cabras”.

____________

6 – Praia Fluvial de Albergaria da Serra – Arouca

Esta praia fluvial fica a poucas centenas de metros da Frecha da Mizarela, uma das cascatas mais altas de Portugal. Sendo uma praia fluvial serrana, é de águas frias e cristalinas. Nesta zona é habitual encontrar gado bovino de raça autóctone (raça Arouquesa) em completa liberdade, quer seja no pastoreio, ou mesmo a circular pela estrada sem ninguém a acompanha-lo.

____________

7 – Pelo Interior das muralhas em Castelo de Vide

Esta é apenas uma das diversas casas antigas de habitação, situadas no interior das muralhas do castelo, na vila de Castelo de Vide, no sopé da serra de S. Mamede. Esta é uma vila raiana tipicamente enfeitada, onde é usual encontrar vasos de flores pela borda das ruas junto das habitações mais antigas.

____________

8 – Cruzeiro no Douro

É do conhecimento de todos a existência de cruzeiros no Douro, esta imagem não é novidade. Ainda assim acredito ter tido alguma sorte, por me encontrar próximo deste cenário na hora em que uma das embarcações subia o rio. Esta foto foi tirada próximo de Pedorido – Castelo de Paiva, a partir do percurso pedestre “Viver o Douro, Pedorido”.

____________

9 – Praia de Paredes da Vitória – Alcobaça

Um dia soalheiro de Janeiro na praia de Paredes da Vitória – Alcobaça, situada alguns quilómetros para norte da Praia da Nazaré. Gaivotas no areal da praia em banhos de sol, outras a esvoaçarem, e algumas em banhos de mar…, a fazerem limpeza das penas.

____________

10 – Ribeira de Oleiros – Açude da Lameira

Ribeira de Oleiros na primavera, Açude da Lameira. Esta ribeira apresenta caudal ao longo de todo o ano, mesmo nos meses de Verão. É uma zona que recomendo visitar, e se o fizer no verão tem aqui perto a praia fluvial Açude Pinto, com excelentes infraestruturas e parque de campismo mesmo ao lado.

____________

11 – Mata Nacional do Choupal – Coimbra

A Mata do Choupal é um dos espaços mais bonitos pertencente à cidade de Coimbra, possuindo fauna e flora difíceis de encontrar noutra zona do país. Possui poucos exemplares das árvores que lhe deram o nome, com exceção de alguns espécimes. Foto tirada ao fim da tarde num dos canais que a circunda.

____________

12 – Praia da Tocha

Casa de habitação na Praia da Tocha, com a cor castanha escura predominante na decoração do exterior. Esta e outras casas semelhantes na localidade, tem uma linha decorativa caraterística, fazendo recordar os antigos palheiros (casas dos pescadores). Ao contrário da Praia de Mira, nesta localidade ainda é possível encontrar alguns desses palheiros, eventualmente restaurados..

____________

13 – Barragem do Vilar

As albufeiras das barragens tem sido os locais onde é mais notória a seca que o país atravessa. O baixo nível de água vai expondo lugares antes submersos, que numa situação de normalidade climatérica seriam impossíveis de redescobrir. Nesta albufeira são visíveis as curvas de nível lapidadas na terra saibrenta pela ondulação e descida da água, fazendo parecer um cenário dos desertos americanos.

____________

14 – Miradouro das Portas de Rodão

Não sendo eu um expert em fotografia, não disponho de equipamento muito sofisticado, como tal, esta fotografia foi conseguida com um pouco de sorte. Foi captada com o zoom da máquina no máximo, a partir do miradouro junto ao castelo do Rei Wamba, em Vila Velha de Rodão. Na imagem, duas motos de água em velocidade subiam o Rio Tejo, deixando atrás de si uma rasta semelhante à dos aviões a jato.

____________

15 – Castelo do Adriano

Este será possivelmente o castelo mais insólito de Portugal, conhecido por Castelo do Adriano, situado no concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu. Neste caso bem se pode dizer que “O sonho Comanda a Vida”. Apesar do edifício ainda se encontrar inacabado, o seu autor merece respeito. É preciso muita “garra” para uma obra destas.

____________

16 – Beirado alentejano

Este é um beirado típico alentejano mas não muito usual, diria até um pouco raro de encontrar. Não existem muito assim, trabalhados. Apesar de simplista, é uma imagem linda, digna de ser divulgada.

____________

17 – Ruas de Moura – Alentejo

Esta é uma das ruas que se podem encontrar na zona mais antiga da cidade de Moura, é apenas uma entre várias das que se encontram assim, enfeitadas. Esta é uma cidade muito agradável de visitar. Por aqui não existe a correria típica das cidades situadas pelo litoral.

____________

18 – Malpica do Tejo

Casa de xisto em Malpica do Tejo, uma freguesia do município de Castelo Branco situada próximo do Rio Tejo, onde este faz fronteira com o país vizinho.

____________

19 – Burgau (a “Santorini” Portuguesa)

Burgau, conhecida por muitos como a Santorini Portuguesa, encontra-se situada no limite interior do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Abrigada entre as falésias, é uma praia de águas calmas, protegida do vento…, mas pouco frequentada e ainda desconhecida de muitos portugueses que frequentam as praias algarvias.

____________

20 – Passadiços de Orvalho – Oleiros

Não partilho esta foto pelo conteúdo da mesma, mas por ser uma das fotos que partilhei no Google Local Guides com mais visualizações. À data de publicação deste post, no Google Local Guides esta foto tinha ultrapassado as 127000. Talvez o leitor veja na foto algo que eu não sou capaz de ver…(?)

________________

Operário Fabril no ramo da metalurgia. Apaixonado pela natureza, pelas diversas culturas e por conhecer lugares novos. Viajar, é investir em conhecimento.

Instagram – Facebook

Deixe um comentário usando o formulário.

(o endereço de e-mail não ficará visível)

Bem Haja…

Um comentário em “Paixão Fotográfica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s